Foi comemorado, em 2021, os 60 anos de um dos mais tradicionais produtos produzidos no Brasil: a bota Sete Léguas. A marca completou mais de meio século de história com o reconhecimento da sua inovação e qualidade em equipamentos de proteção individual.
Em 1961, era possível reconhecer em fotos estampadas nos jornais e revistas, as botas Sete Léguas linha Trator, calçando os pés dos operários que ainda finalizavam a construção de Brasília, além dos trabalhadores do agronegócio.
Em 1970 foi lançado o modelo Capataz, produzida em PVC, para atender frigoríficos, laticínios e indústrias alimentícias. As botas de PVC ofereciam maior resistência à corrosão de produtos químicos, sendo muito requisitadas em outros segmentos da indústria. Em meados da mesma década, a Sete Léguas lança uma nova linha – Toda Vida – para atender o mercado infanto-juvenil. A novidade surgia através das cores vibrantes e colarinho em tecido, detalhes que inseriram o produto ao mundo da moda.
No ano de 1978, surgiram as normas oficiais que tornaram obrigatória a adoção de equipamentos de proteção individual certificados e aprovados pelo Ministério do Trabalho. A Sete Léguas, então, obteve sua certificação ao atender com excelência todas as exigências da nova regulamentação.
Na década de 80, a marca inova em tecnologia com o lançamento do modelo SL Pró, bota bicolor com solado especial, mais resistente a produtos químicos e a baixas temperaturas.
Já nos anos 90, as linhas começam a ganhar maior especialização e voltam-se para segmentos específicos, como as botas de borrachas especiais, para o combate a incêndios.
Hoje, a Sete Léguas é marca referência em eficiência operacional, contribuindo para preservação da saúde de seus clientes. Possui processos enxutos de produção, que reaproveitam e reciclam resíduos, contribuindo para a preservação do meio-ambiente, além de um relacionamento próximo com seus clientes.
A bota Capataz foi eleita, em 2011, o produto de maior rentabilidade pelos lojistas do setor de construção civil, razão pela qual foi premiada pela revista Revenda e Construção.
Em 2012, a marca inicia uma nova fase, com reforço dos investimentos em comunicação, automação industrial e lançamento de novos produtos, em linha com o crescimento do mercado de EPI´s e da economia brasileira.
Em 2018, o mercado de EPI´s novamente se movimenta, quando um grupo de empresários adquire o controle acionário da Sete Léguas e transfere sua indústria para o Sul de Minas Gerais, buscando estar mais próximo aos mercados consumidores e seus respectivos fornecedores.
Após a efetivação da produção no sul de Minas, chamando a atenção de outros investidores, mais um grupo adquire as ações da empresa em março de 2022, e iniciam um novo ciclo de investimentos para a retomada da marca no mercado brasileiro e latino americano, na busca de seu posto de mais lembrada no segmento de Botas Impermeáveis, através do modelo TRATOR e CAPATAZ.